Considerado um dos meios mais sustentáveis de
se locomover, o uso da bicicleta nunca foi tão difundido. Aracaju já conta com mais de 40 mil ciclistas que clamam por espaço e respeito nas ruas. A fim de promover a utilização desse meio de transporte não-motorizado, foi criada a iniciativa 'Bicicletada'. O grupo está presente em mais de 350 cidades ao redor do mundo.
Na capital sergipana, a Bicicletada existe há três anos e os seus integrantes - que pode ser qualquer pessoa munida de bicicleta e capacete – se reúnem na última sexta-feira de cada mês para percorrer as ruas da cidade. Além de praticar o exercício de pedalar, o grupo procura ter contato com motoristas e pedestres, panfletando e conscientizado-os do lugar das bicicletas no meio urbano.
O encontro dos ciclistas também pode ser visto como uma maneira de integrar os usuários das bicicletas ao convívio com os carros, fazendo-os ganhar confiança para pedalar. O papel da Bicicletada ainda não acaba por aí. Os integrantes participam das discussões a respeito do tema, sugerindo idéias e reivindicando pautas.
De acordo com Waldson Costa, um dos que trouxe a Bicicletada para Aracaju, esse tipo de iniciativa já foi bem sucedido. “Entramos em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que na época era coordenada por [Antônio] Samarone, e fomos muito bem recebidos, tendo algumas das nossas sugestões acatadas”, destaca.
Para Bruno Almeida, frequentador do grupo, a nova forma de conscientizar as pessoas é necessária. “A gente entra em contato direto com os motoristas e pedestres, conversando com eles, para fazê-los perceber que as bicicletas devem ter o seu espaço. E isso é feito de uma forma muito divertida e descontraída, sem aquela ideia de um papo chato”, ressalta.
Por Carol Correia
Por Carol Correia
Fotos: Ciclo Urbano
0 comentários:
Postar um comentário